Névoa Seca!?
Chegou à Guiné mais um fenómeno estranho... Na terça feira passada o amanhecer em Bolama foi enevoado, de uma névoa intensa. Não estranhei, porque não era a primeira vez que isso acontecia mas desta vez a não levantou com o tempo, pelo contrário, piorou ao longo do dia. Fiquei na minha e não comentei com ninguém, já que só a mim parecia estranho tal acontecimento. No dia seguinte lá estava o mesmo nevoeiro persistente, sem dar sinais de querer ir embora... Também comecei a reparar numa camada de pó maior que o habitual em casa.
A dúvida instalou-se na minha cabeça e como não conseguia descobrir sozinho o que se passava deixei a minha tendência Tuga e apeguei-me ao sentimento Africano que há em mim... perguntei!
"-Poeira vinda da Mauritania, Saara!"
Como estava na ilha de Bolama achei mesmo estranho, já que ninguém me tinha dito de Bissau que algo de anormal se estava a passar. Depois soube que o voo da Tap na sexta feira foi cancelado por causa da "névoa seca" e então descobri que também Bissau estava assolado por esta anomalia desértica. Associando isto ao facto de ter verdadeiras camadas de pó em locais que tinham sido limpos horas antes convenceu-me. Tratei de me informar sobre as consequências da névoa... As primeiras foram evidentes... duas canoas encalhadas que demoraram doze horas para fazer o percurso de três horas (se encalham na mare baixa precisam de esperar oito horas para voltar a encher). Depois descobri algo que inicialmente provocou o panico em mim... a poeira secava as flores de caju, que está neste momento em plena floração, sendo que mais uma semana disto e a campanha ficará comprometida. neste momento relembro o leitor mais ignorante que dois terços da população (pubis) da Guiné Bissau depende directa ou indirectamente do caju para a sua sobrevivência ou pelo menos qualidade de vida, pelo que problemas na campanha seriam desastrosos. Depois veio um pensamento menos generoso... se a campanha for má, lá para Outubro acaba a castanha e eu entro em férias até Março de 2007. Esta perspectiva não me desagradou tanto!
Vim a Bissau hoje e comecei a espalhar a minha preocupação sobre o futuro da campanha. Ao que me responderam de um lado "- Já está a dissipar, sem grandes problemas" a melhor que ouvi foi do responsável pela maior exploração de cajueiros da Guiné:
"- A sorte é a geada, que com a condensação matinal lava as flores e nao deixa a poeira secá-las" A geada meu deus! É a geada que salva a colheita! A ironia do destino... uma das maiores causas de perdas de produção agrícola portuguesa a salvar a campanha de caju...
Só me faltava ver um tipo baixo e curvado, de armadura medieval vestida aparecer e perguntar:
"Alguem me poderá indicar o caminho para Alcáçer Quibir"
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial