Guiné! Um mundo a Descobrir!
Decidi que tentaria escrever uma vez por semana aqui! Como estou na Guiné parece-me que o melhor será falar aqui do local!
A Guiné Bissau (não confundir com a vizinha Conacri) é relativamente pequena, mais ao menos do tamanho do Alentejo, com uma população estimada (Censos hahaha) um milhao e oitocentos habitantes. A lingua oficial apesar de ser o Português, eu posso garantir que menos de 10 % o falam correctamente e mais de 60% não conseguem entender mais que o básico quanto mais falar.
O mais engraçado é o facto de os livros escolares e as provas escritas serem em Português de Camões quando as aulas são dadas em Criolo, como é óbvio só o pessoal com 11 ano (aqui a escolaridade acaba com o 11 ano e depois é faculdade para os poucos que tem possibilidade de o fazer) é que fala correctamente e mesmo esses com alguns problemas, principalmente na parte escrita (muitas vezes escrevem tal como falam e como a pronuncia não é exatamente igual... basta imaginar um açoriano a escrever como fala...) Enfim, uma das muitas particularidades desta terra
O Povo (Pubis) Guineense é uma mistura fantástica de étnias, na sua maioria Balantas, Fulas, Papel e Manjacos, nas ilhas Bjagós temos os... Bjagós! Em termos religiosos por muito que me digam e leia eles são acima de tudo animistas (crenças tradicionais com espiritos, feitiços e outros que tal à mistura) tudo isto bem condimentado com a religião Islamica e Católica, o que cria situações e crenças muito interessantes.
Neste pais conseguem acumular os feriados religiosos de ambas as crenças... na semana passada foi feriado católico dia 2 (não sei porque não foi no dia de todos os santos como em Portugal, mas sei que foi religioso) e depois novamente feriado na sexta por ser o final do Ramadão. Como é óbvio não se destingue feriados por religião, ou é nacional ou não é! Unidos na degraça e nos momentos felizes! Uma coisa é certa, o numero de ateus ou agnósticos por estas paragens deve andar perto do 0%.
A comida que alimenta este pubis é o arroz! Fiquem sabendo que eu já assisti mais de uma vez pessoas mandarem abaixo mais de meio quilo de arroz (500g antes de ser cozinhado!) e já me disseramque muitos são os que comem um quilo se tiverem oportunidade de o fazerem! Além disso diz-se que uma refeição por muito luxuosa e farta que seja nunca está completa se não vier com arroz!
Acabo por isso com um ditado popular da Guiné que exemplefica bem a parte do arroz
Bariga ka fila ku arus, ki-fadi miju (barriga que não se dá bem com arroz, muito menos se dará bem com milho)
Um Abraço!
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial