Este Sábado a SIC Radical presenteou-nos com um dos melhores filmes portugueses de sempre a par de obras como "Recordações na Casa Amarela", "Os Canibais", "Os Cornos de Kronos" ou mesmo - atrevo-me a dizer - "Tróia Anal". Falo de, como o leitor já descortinou, de "O Ninja as Caldas".
Essa fita épica que esmaga qualquer um com as palavras duras, vis e pesadas que compõem o seu argumento, ou ainda com as melodias lacónicas, mas também elas épicas, não esquecendo o magnífico trabalho de lábios de dobragem que os actores proporcionam que arrasam qualquer espectador e que, no momento, se apercebe que a "doblagem" foi realizada por profissionais.
Por estas e outras razões, "O Ninja as Caldas" é um filme incontornável na história do cinema português e marca uma geração de cinéfilos como marcaram os filmes do Taveira. A distância entre Hugo Guerra (o realizador d'"O Ninja das Caldas") e Taveira é abismal: Enquanto o segundo adopta os contrastes cromáticos duais na tela, dividindo-a - claramente - em dois pólos de atenção (os actores) com apenas uma ponte (que, abstracta, aparece e desaparece) entre eles, já o primeiro apresenta-nos uma trama dinâmica em movimentos e diálogos.
De facto, são as cenas guerreiras que fazem atentar o espectador: Como bailados mortais, os actores desferem golpes letais entre si condimentados com músicas aterradoras.
A SIC Radical está de parabéns por ter reconhecido o mérito de Hugo Guerra e ter transmitido a sua obra num país que não reconhece os seus génios, os seus audazes pioneiros artísticos que são obrigados a ser auxiliares de educação por causa do poder de compra.
Deixo aqui as palavras que encorajaram Tóni a remar contra a maré de injustiça deste mundo e que acompanharam a orquestra de vingança deste Herói:
(Toni,força Toni, for-força Tony,Toni,força Toni, for-for-força Tony!)
Ele jurou vingââânça
Tonyyyyy, tu és o ninja totááááál,
(Toni,força Toni, for-força Tony,Toni,força Toni, for-for-força Tony...!)
Ouve [?????????] te ensina
Tonyyyyy, tu és o ninja totááááál, Tonyyyyy, vencer as forças do máááááál
(Toni,força Toni, for-força Tony,Toni,força Toni, for-for-força Tony...!)
Vai com coragem e bravur
Tonyyyyy, tu és o ninja totááááál, Tonyyyyy, vencer as forças do máááááál
(Toni,força Toni, for-força Tony, Toni,força Toni, for-for-força Tony...!)"
Obrigado à Espitudologia."O Ninja das Caldas" pode ser comprado aqui e aqui existem mais infirmações, muitas vezes deturpadas pelo filtro (in)estético dos críticos de cinema do Público.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial