No blogue SG Buiça costumo acompanhar algumas ideias que os bloguers de direita dura pensam e discutem. Foi neste e noutros blogues que comecei a descobrir a blogosfera de extrema-direita, de contornos ideológicos variados (salazaristas, nacionalistas, nazis e fascistas).
Do SG ao Intimista, foi um pulinho, mas a surpresa estava mesmo no SG num post que Nelson (o escriba) escreveu sobre Che Guevara ilustado por uma fotografia sua a beber Coca-Cola. Ora, essa foto veio do Fórum-Nacional que Nelson coloca na categoria de “Vade-Retro”, juntamente com os links para os sites do BE, PCP entre outros. Este fórum congrega um conjunto de pessoas que afirmam o seu patriotismo de formas diferentes, discutindo entre si determinadas correntes ideológicas, algumas das quais apontei acima.
Obviamente um dos assuntos mais debatidos é a medição de portugalidade e da “raça”. Vem a propósito deste post no referido fórum, um conjunto de frases que estes senhores libertam e que gostaria de expôr (negrito meu):
Quando veio a notícia a lume que seria Nuno Delgado, vencedor da medalha de bronze no judo em Sidney, o portador da bandeira portuguesa foram estes os desabafos: “Vi agora mesmo quando fui tomar café que o porta bandeira na cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos em Atenas é um simio judoca de nome Nuno Delgado.”
Por outro lado, aquando do segundo lugar de Francis Obikwelu nos 100 metros as reacções foram (entre parentesís rectos está o nick de quem fez o comentário): “Ainda não consegui conter-me de riso a ouvir a reportagem que fizeram ao tal Obikwelu ( nome típicamente luso), que não entendi sinceramente em que dialecto é que ele se expressa. É uma vergonha total para os Portugueses.” [ApoianteNS].
“Mais uma medalha para África... O preto vem para Portugal usar as nossas coisas todas para ter oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos, e assim diz que venceu por Portugal, bem como andou a passear com a bandeira Portuguesa...” [HailTheSwastika].
“é preciso Um PRETO pa ganharmos uma medalha!!FDX ainda por cima parece um cao a ladrar...” [Dajo].
“A História deste macaco é a seguinte: Ele é lá em África, já corria...E então veio para cá num daqueles barcos de pesca provavelmente, e então foi trabalhar para as obras e então ele disse ou alguém viu ele a correr e então disseram-lhe para ir ter com o treinador do Belenenses(acho que era Belenenses não sei bem) e o treinador disse para ele correr um pouco e tal e ele lá correu e o treinador gostou dos resultados e o Sporting soube disto e foi lá comprá-lo...E até aos dias de hoje ele ainda lá está no Sporting! Enfim é preciso virem os pretos para ganharmos medalhas! Já o ano passado no Judo também foi um preto...Eu gostava de ver todos os elementos da nossa selecção...Contam-se pelos dedos das mãos os brancos... Enfim... SIEG HEIL!” [Flake_NS]
“Voces possivelmente nao sabem, mas O PRETO era das Obras, andou a acartar baldes de massa. Logo...devia correr com os baldes de massa na mão.” [Dajo]
Com estas afirmações podemos afirmar que quem não acredita, em 2004, na extrema-direita racista e xenófoga, anti-imigração e ultra conservadora é ingénuo ou tentar tapar o Sol com a peneira.
De facto, como numa qualquer discussão um tópico lançado neste fórum começa por ser “acutilante”, nunca políticamente correcta, mas sempre equilibrado, exceptuando posts de membros, claramente mais jovens. À medida que a discussão avança mostra-se uma faceta claramente violenta, militarista (a discussão sobre armas ou sobre skinheads fascistas é, nisso, evidadente) e xenófoba. A vertente homofóbica também não é esquecida, bem como, a vertente anti-judaica muito marcada.
Além das discussões de encontros com skins de outras doutrinas (RASH e SHARPS) em que os e extrema-direita saiem sempre glorificados por conseguirem bater em toda a gente, existem tópicos de discussão de ivros, obras, ideias, enfim como numa sociedade “democrática” apesar de essa ser uma palavra com significado limitado: quando se mostram pessoas com ideias diferentes as respostas são uma das duas alternativas:
1. Ou cordialmente construídas, mas com um significado clarificador que nesse fórum será insultado e a sua opinião não respeitada;
2. Ou simplesmente insultado com promessas de “porrada”;
Pergunto-me se a proibição vinculada pela Constituição para estes partidos é assim tão anti-democrática.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial