Nestes últimos tempos detive-me a pensar sobre as discussões entre blogues, pricipalmente as que recaiem sobre política. Como afirma o Paulo querido no Expresso desta semana, as eleições antecipadas e a dissolução do parlamento pelo PR Jorge Sampaio foram amplamente discutidos na blogosfera.
Posições do ambos os lados, salvo raras excepções, extremaram posições. Até que ponto os autores dos blogues serão assim na "vida real"?. Será que autores de direita e esquerda seriam capazes de rocar mimos cara a cara como alguns fizeram? Será que os autores de blogues de esquerda estavam mesmo "que nem podiam", demonstrando aos seus colegas e familia a sua frustração? Será que os autores de blogues de direita também chamavam nomes aos esquerdistas apenas por estes defenderem uma opinião contrária e além disso ainda gozarem, já sabendo da não dissolução?
Penso que não.
Penso que numa discussão, com a vontade de impôr a nossa opinião extremamos posições, radicalizamos os argumentos e agredimos verbalmente. Um punhado cumpre as regras.
Leva-me isto a pensar que a discussão inter-blogue é difícil. Claramente difícil e longa visto que depende da resposta do interlocutor, mas mesmo assim (e graças aos comentários) consegue-se diminuir esse tempo de espera.
Os comentários, tão ou mais importantes que os posts em si, representam a possibilidade de resposta o que implica uma reflexão prévia do post a publicar. O que pensar dos blogues sem comentários?
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial