Zé, o tuga do costume, vive num país rodeado pelo laxismo e a ineficiência, deixo-me vencer e vou atrás deles, triste fado trágico-comediado, que é o dia a dia de cada um de nós. o Blog em aberto, porque todos nos identificamos com o aZElha!

 

 

archives

Powered by Blogger

Download Opera

azelhas passaram por aqui

azelha(s) on-line

 

 

 

Um_Monstro

The Onion

AdBusters

The Brick Testament

Ajuda Alimentar

Wired

IV Ciranda

Le Monde Diplomatique

RIAA

DownHill Battle

MoveOn

 

Links da Semana

Livros Ã?Â? Borla (CoolType)

 

Politiquices

 

Pesquisa Tumba! n'O Azelha

 

 

Azelhas como nós
100 Nada

5vs.1 [BRA]

Afixe

Aqui Não Há Poeta

Aviz

ATTAC Portugal

Barnabé

Beck's Blog [BRA]

Blog do Bidé

Boicote ao Rock In Rio

Blogotinha

Blog Ã?cido

CafeÃ?na

Carta Aberta a Isabel Figueira

Club de Fans do José Cid

De Direita

DelÃ?rios Ascii

Dito Cujo

Enresinados

Esperando o Tal Godot

Gato Fedorento

(O) Gin Tónico

Jaquinzinhos

Julião

Juramento Sem Bandeira

Matraquilhos

Memorial do Convento

Michael Moore.com [EUA]

Monstruoso

Music Is Math

Nas Fronteiras da Dúvida

Nortadas

Oeste Bravio

Otites

Pé de Meia

(The) Pirilampo Mágico Project

Ponto e VÃ?rgula

Portugal Horizontal

Presidenciais dos EUA

Provérbios

Tape Error 404

Tasca (La)

Tugir

Reporter X [BRA]

Scheeko

The Pirilampo Magico Project

(O) Velho da Montanha

Webcedário

Xobineski Patruska

 

Azelhas Destros (alguns são casos cl�nicos que acompanhamos)
Bloco de Esquerda pró...

Cegos, Surdos e Mudos

Intimista

Jovem NR

Porta Bandeira

O Velho da Montanha

SG Buiça

Saadyroots

 

Blogue da Semana
Nas Fronteiras da Dúvida

 

 

sexta-feira, 16 de abril de 2004

>>> CRÍTICA À SUBIDA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS: A DESINFORMAÇÃO BLOGUÍSTICA

Diz aqui o Tempestade Cerebral, coadjuvado pelo Jaquinzinhos e pelo Semiramis, que existe uma desculpa, uma razão cientificamente económica para o estado inalterado dos preços dos combustíveis após a liberalização dos preços neste sector desde o principio deste ano. Versa assim a Tempestade:

"Existem várias causas para o aumento do preço da gasolina:

1. O preço do barril de crude tem, nos últimos meses, subido;
2. Como o Jaquinzinhos diz, só foi "liberalizado o preço máximo"; o preço mínimo está limitado pelo custo de produção do combustível e pelos impostos (o Estado confisca 70% do preço final);
3. Em Portugal, uma empresa (Galp Energia) domina o mercado de produção de combustíveis (leiam o final do post linkado);
4. São as grandes petrolíferas que controlam o preço praticado pelos revendedores (segundo a ANAREC);
5. Existem barreiras à entrada de novos revendedores (e a ANAREC quer criar mais barreiras!)."


Comecemos pelo sítio devido: no principio.

1.É claro que se o preço do barril de crude aumenta, então o preço do produto final (gasolina, gasóleo, etc) aumenta também. É uma ilação simples da função que maximiza o lucro:

Lucro = Receitas - Custos

Se os custos aumentam, aumentarão também as receitas através do aumento do preço do produto final, sob pena de se "perder dinheiro".

2.É absolutamente redundante esta afirmação: o preço minímo não afecta ninguém, apenas aquele preço de mercado que pagamos para ter o bem em questão, além disso é uma falsa questão: o preço minímo está estabelecido pela entidade regularizadora do mercado para evitar problemas de concorrência e de "dumping".

3.Se a GALP dominasse o mercado desta forma, iria colocar o preço do seu produto mais barato no mercado de forma a concorrer em melhores condições com outras companhias, visto o custo do produto no consumidor final é o preço no último retalhista mais o preço por Km, i.e., quanto mais longe do consumidor, mais caro ficará o produto final. O que acontece na realidade é que TODOS os preços, independentemente da empresa, são IGUAIS.

4.Concordo. Infelizmente há quem não defenda uma entidade reguladora que contrarie este sentido (Estado).

5.Será a ANAREC ou os próprios revendedores que não querem mais concorrência?

Já o Jaquinzinhos afirma que:

"Tendo sido liberalizado o preço máximo, é natural que alguns preços subam. E é também de esperar que surjam novos postos de abastecimento em zonas onde até aqui eram inviáveis. Zonas em que os preços dos terrenos são elevados e principalmente em pequenas aldeias do interior. Nas pequenas aldeias, muitas vezes os automobilistas ão obrigados a percorrer longas distâncias para comprarem gasolina. Com o preço liberalizado, poderá tornar-se viável o investimento num posto local. Talvez a gasolina custe 1,10 ou 1,20 euros por litro, mas abre-se uma janela de oportunidade. O que é excelente."

Esperam que eu acredite que uma petrolífera vai colocar uma bomba de gasolina em "São Jorge da Carranhomeira de Cima" porque a sua margem de lucro na 2ª Circular aumentou? Só pode ser gozo... Ou muita areia nos olhos.

Já o Semiramis diz:

"Provavelmente foi por aquela razão que as firmas com quota de mercado superior (a GALP, p.ex.), e portanto com maiores sinergias na distribuição, desceram a sua margem em 0,01?/litro, mantendo o preço (o Imposto sobre Produtos Petrolíferos tinha aumentado aquele valor), enquanto as firmas com menor quota de mercado optaram por manterem as suas margens, aumentando o preço ao p?blico."

É suposto aplaudir a GALP? ? que eu já vi os automóveis que a administração da Petrogal tem... É de ficar verde. Além disso as bombas de gasolina no norte (de marcas praticamente desconhecidas) já desceram o preço da sua gasolina em até 8 escudos por litro há muitos ANOS. Isto é completamente falso e demagógico.

Perceba-se de uma vez por todas: NÃO existe um mercado de concorrência perfeita nos combustéveis. Existe, sim, um oligopólio, um mercado controlado por poucos agentes revendedores ao consumidor final que numa qualquer reunião de corredor acertam o preço máximo (ou um igual para todos) em 10 minutos. Concorrência neste sector do mercado é uma utopia.