>>> PRÉMIO NOBEL DA PAZ PARA BUSH E BLAIR
Não, não foi a agência noticiosa "O Azelha, a asneirar desde 2003" que avançou esta notícia, esta boa nova cintilante. De facto, alguns media já noticiaram que George W. Bush e Tony Blair foram nomeados para o Nobel da Paz, por terem feito a guerra contra Saddam Hussein. Os nomes dos líderes norte-americano e britânico foram propostos por um membro do parlamento norueguês, segundo o qual a destituição do ex-Presidente iraquiano reduziu a ameaça de uma guerra com armas de destruição maciça.
Algumas considerações:
.1 O Prémio Nobel da Paz não deveria ser entregue a personalidades que se destacam (pela inteligência) perante os restantes?
.2 O Prémio Nobel da Paz não premeia quem toma iniciativas pró paz?
.3 Não será que esse senhor deputado (de direita, óbvio) norueguês deseje apenas protagonismo?
.4 Então, afinal, qualquer energúmeno pode propôr ao Instituto Nobel um ou outro seus amigos energúmenos?
.5 Afinal a Noruega é a América?
Os apoiantes desta proposta, rejubilantes de alegria a apoiarão só porque os amigos americanos e ingleses (portanto, a coligação) nos livraram desse ditador, Sadham Hussein, de seu nome. E as armas de destruição maciça? Não interessa agora para o caso, aliás ainda há duas semanas encontraram meia dúzia de bazucas "tunning" que poderiam disparar até duas ogivas nucleares...
Que eu saiba, o prémio Nobel foi entregue a verdadeiros apoiantes da paz (dentro dos possíveis) como o ex-Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e a advogada iraniana defensora dos direitos humanos, Shirin Ebadi em 2002 e 2003, respectivamente, para dar dois exemplos. Penso que neste contexto, Bush e Blair não se assemelham nada a este dois premiados.
Espero apenas que isto não passe de uma brincadeira de mau gosto, mas o mal está feito, isto é, alguém pensou que era plausível esta situação de promotores de guerra sejam galardoados com Nóbeis da Pa.
E a corja reaccionária pró-americana que não me venha com merdas: Com ou sem razão foi Bush que promoveu e incentivou a guerra! Estou a vê-lo a rir-se com o seu papá ao lado: "Vês, pai? Também sou capaz de inavdir o Iraque."
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial