Zé, o tuga do costume, vive num país rodeado pelo laxismo e a ineficiência, deixo-me vencer e vou atrás deles, triste fado trágico-comediado, que é o dia a dia de cada um de nós. o Blog em aberto, porque todos nos identificamos com o aZElha!

 

 

archives

Powered by Blogger

Download Opera

azelhas passaram por aqui

azelha(s) on-line

 

 

 

Um_Monstro

The Onion

AdBusters

The Brick Testament

Ajuda Alimentar

Wired

IV Ciranda

Le Monde Diplomatique

RIAA

DownHill Battle

MoveOn

 

Links da Semana

Livros Ã?Â? Borla (CoolType)

 

Politiquices

 

Pesquisa Tumba! n'O Azelha

 

 

Azelhas como nós
100 Nada

5vs.1 [BRA]

Afixe

Aqui Não Há Poeta

Aviz

ATTAC Portugal

Barnabé

Beck's Blog [BRA]

Blog do Bidé

Boicote ao Rock In Rio

Blogotinha

Blog Ã?cido

CafeÃ?na

Carta Aberta a Isabel Figueira

Club de Fans do José Cid

De Direita

DelÃ?rios Ascii

Dito Cujo

Enresinados

Esperando o Tal Godot

Gato Fedorento

(O) Gin Tónico

Jaquinzinhos

Julião

Juramento Sem Bandeira

Matraquilhos

Memorial do Convento

Michael Moore.com [EUA]

Monstruoso

Music Is Math

Nas Fronteiras da Dúvida

Nortadas

Oeste Bravio

Otites

Pé de Meia

(The) Pirilampo Mágico Project

Ponto e VÃ?rgula

Portugal Horizontal

Presidenciais dos EUA

Provérbios

Tape Error 404

Tasca (La)

Tugir

Reporter X [BRA]

Scheeko

The Pirilampo Magico Project

(O) Velho da Montanha

Webcedário

Xobineski Patruska

 

Azelhas Destros (alguns são casos cl�nicos que acompanhamos)
Bloco de Esquerda pró...

Cegos, Surdos e Mudos

Intimista

Jovem NR

Porta Bandeira

O Velho da Montanha

SG Buiça

Saadyroots

 

Blogue da Semana
Nas Fronteiras da Dúvida

 

 

quinta-feira, 9 de outubro de 2003

>> OS CARTAZES

Instalou-se uma polémica de grau 3 (numa escala de zero a vinte com zero para o lançamento de um novo telemóvel e grau 5 para o pontapé do Marco no BigBrother) na semana passada quando um dos mais bloggerianos políticos da nossa praça, Pacheco Pereira (PP), criticou o seu colega de côr, Pedro Santana Lopes (PSL) pela profusão de publicidade às obras realizadas (ou por realizar) colocada nas ruas da capital.

Esta situação leva a algumas indagações:
Quanto paga a CML pela campanha?
Quem é que idealiza a publicidade? Departamento de imagem da CML ou outrém?
Será a campanha eficaz e atinge os objectivos de informação aos munícipes?
Será ético, ou pelo menos de bom tom, apregoar o que fazemos (ou não)?

Ora bem, a CML paga à agência publicitária “Interact”, pela criação da imagem da autarquia, 36 mil contos até ao final deste ano, isto é, 6 mil contos por mês. Um problema que se coloca à partida é que a "Interact" não vai “fazer” nada; Vai, apenas, idealizar a campanha em suporte de cartazes, mas NÃO os vai fazer, isso será feito – e pago – a outra empresa. O preço de cada “outdoor” rondará os 600 contos...Seiscentos para se lêr melhor... Contextualizando no mundo publicitário, uma campanha de anúncios para rádio e televisão, custa cinco mil contos por mês. Pois.

A “Interact” foi a empresa escolhida pela CML para publicitar as obras que se vão realizando, ou simplesmente, publicitar... Esta empresa foi responsável pela última campanha eleitoral do PSD e também esteve com Santana Lopes nas autárquicas... à pois!... o PSL não anda a brincar e gosta de tratar bem os seus amigos da Kapital... O seu mentor é um tal de Einhardt Paz, director. Como tal, o departamento de imagem da CML só serve para fazer cartazes e flyers para demonstrações democráticas previamente controladas fazendo lembrar outros tempos - recordados saudosamente por velhinhas calcificadas - ou para imprimir os numerosos editais das juntas de freguesia para os velhos lerem se conseguirem levantar a próstata dos banco s de jardim entre duas partidas de sueca.

Costuma-se dizer que até má publicidade é boa publicidade. Será este o “modus vivendi” de Cinhas Jardins, Lili Caneças, a pimbalhada de apresentadores de TV, etc., mas impõem-se aqui moderação, nem que seja por se estar a utilizar fundos monetários públicos. Nesta campanha vê-se mais o que a CML pretende fazer do que foi feito, e o pouco que foi realizado (como o “parque de estacionamento” na 24 de Julho) só faltava ao actual mandato alfacinha colocar o cartaz... Esta campanha revolta mais do que informa.

Acabarei este post, analisando o primeiro parágrafo: PP terá ou não razão quanto às suas afirmações em relação à falta de chá de PSL ao querer fazer marketing daquilo que deveria fazer enquanto autarca? Considero que a informação aos munícipes é realmente importante, mas existem veículos próprios para isso, como as próprias assembleias municipais ou de freguqseia, boletins municipais e editais. MAis do que isso é puro marketing de imagem. Pessoalmente acho ostentação de riqueza... que não se tem! Se por um lado a cultura foi esquecida com este mandato quando se compara com o anterior, se por outro lado o tachismo continua (as casas do Alto da Ajuda para amigos GNR’s, este caso da propaganda da CML dada a uma empresa que já trabalhou para um partido político, etc.) então por que se apregoa tanto? Haverá essa necessidade ou simplesmente demasiada vontade de mostrar trabalho? Porque isso rende votos: não há dúvidas.